
| 1

Os que sabotaram o gasoduto South Stream

By Manlio Dinucci and Tommaso Di Francesco
Global Research, June 18, 2014
ilmanifesto.it

O governo búlgaro anunciou no domingo que tinha interrompido o trabalho de construção
do South Stream, Torrente Sul, o gasoduto que deveria transportar o gás russo para a União
Europeia, sem passar pela Ucrânia. “Eu dei ordens para parar o trabalho – disse o primeiro
ministro, Plamen Oresharski.  Nós decidiremos o que fazer depois das consultações que
teremos com Bruxelas”.  Nesses  últimos dias  o  presidente  da Comissão Europeia,  José
Manuel Barroso, anunciou a abertura de um procedimento da União Europeia contra a
Bulgaria, por suspeita de irregularidades nos chamados às ofertas para o South Stream.
Três dias antes da decisão do assunto, em 5 de junho, a direção do Partido Socialista
búlgaro, que apoia o governo Oresharki, deu por certo que o trecho búlgaro do gasoduto
seria construído apesar da exigência de Bruxelas para que o projeto fosse suspendido. “Para
nós esse projeto é de uma importância vital”. sublinhou o vice-presidente da Comissão
Parlamentar para a energia, Kuiumgiev. O presidente da Câmara de Construtores declarou
por sua vez que “o South Stream é como o oxigênio para as empresas búlgaras”.

O que foi  que se passou? O projeto foi  concebido de quando, em novembro de 2006,
(durante o governo Prodi II), a empresa russa Gazprom e a italiana Eni assinaram um acordo
de associação estratégica. Em junho de 2007 o ministro de desenvolvimento econômico,
Pierluigi Bersani, assinou com o ministro russo da indústria e energia o memorando do
acordo para a realização do South Stream. De acordo com o projeto, o gasoduto sera
constituido  de um trecho submarino de 930km atravessando o  Mar  Negro  (em águas
territoriais russas, búlgaras e turcas) e por um trecho terrestre a atravessar a Bulgária,
Sérbia, Hungria, Slovênia e Itália, essa última em Tarvisio (Provîncia de Udine). De 2008  a
2011 foram concluidos todos os acordos inter-governamentais com os países de passagem
do  South  Stream.  Em 2012  entraram também na  associação,  através  de  ações  para
financiamento  do  projeto  para  a  realisação  do  trecho  submarino,  a  companhia  alemã
Wintershall e a francesa Edf, que adquiriram 15% cada, de quando a Eni (que cedeu 30%)
deteu 20%, e a Gasprom 50% das ações. A construção do gasoduto começou em 2012, com
o objetivo de lançar o fornecimento de gás em 2015. Em março de 2014, Saipen (Eni)
recebeu um contrato  de 2  bilhões de euros  para a  construção do primeiro  trecho do
gasoduto submarino.

Contudo, no meio tempo arrebenta a crise ucraniana, e os Estados Unidos fazem pressão
sobre os aliados europeus para que esses reduzam as suas importações de gás e de
petróleo russo, os quais constituem cerca de 1/3 das importações energéticas da União
Europeia. O primeiro objetivo dos Estados Unidos (escrevemos em 26 de março – veja [1] :
impedir a realização do South Stream. Para isso Washington exerceu uma esmagadora
pressão sobre o governo búlgaro. Primeiro o governo estadunidense criticou a Bulgária por
ter confiado a construção do trecho búlgaro do gasoduto a um consórcio no qual faz parte a
companhia russa Stroytransgaz, que está sujeita a sanções estadunidenses. Num tom de

https://www.globalresearch.ca/author/manlio-dinucci
https://www.globalresearch.ca/author/tommaso-di-francesco
http://www.ilmanifesto.it/


| 2

chantagem a embaixadora estadunidense em Sofia na Bulgária, Marcie Ries, declarou : “Nós
advertimos os homens de negócios búlgaros que evitem de trabalhar com as companhias
sujeitas a sanções por parte dos Estados Unidos”. O momento decisivo chegou no domingo
passado em Sofia,  quando o  senador  estadunidense John McCain,  acompanhado por  Chris
Murphy e Ron Johnson encontraram o primeiro ministro búlgaro, para lhe transmitir  as
ordens de Washington. Imediatamente depois, Plamen Oresharski anunciou o bloqueio do
trabalho do South Stream.

Isso é emblemático e simbólico : Um projeto de grande importância econômica para a União
Europeia foi  sabotado não só por Washington mas também por Bruxelas,  e isso pelas
próprias mãos do presidente da Comissão Europeia. Nós queremos saber o que o governo
Renzi pensa disso, uma vez que a Itália – como preveniu Paolo Scaroni, o número 1 da Eni –
perderá contratos de bilhões de euros se o projeto South Stream for levado a sua sepultura.

Manlio Dinucci

Tommaso di Francesco

 

Edição de terça-feira 10 de junho de 2014 do il manifesto

http://ilmanifesto.info/chi-ha-sabotato-il-gasdotto-south-stream/

Traduzido por Anna Malm, artigospoliticos.wordpress.com, por Mondialisation.ca

 

[1] « Le véritable agenda d’Obama », Manlio Dinucci et Tommaso Di Francesco, 26 mars
2014.

 

The original source of this article is ilmanifesto.it
Copyright © Manlio Dinucci and Tommaso Di Francesco, ilmanifesto.it, 2014

Comment on Global Research Articles on our Facebook page

Become a Member of Global Research

Articles by: Manlio Dinucci
and Tommaso Di Francesco About the author:

Manlio Dinucci est géographe et journaliste. Il a une
chronique hebdomadaire “L’art de la guerre” au
quotidien italien il manifesto. Parmi ses derniers livres:
Geocommunity (en trois tomes) Ed. Zanichelli 2013;
Geolaboratorio, Ed. Zanichelli 2014;Se dici guerra…,

http://artigospoliticos.wordpress.com
http://www.ilmanifesto.it/
https://www.globalresearch.ca/author/manlio-dinucci
https://www.globalresearch.ca/author/tommaso-di-francesco
http://www.ilmanifesto.it/
https://www.facebook.com/GlobalResearchCRG
https://store.globalresearch.ca/member/
https://www.globalresearch.ca/author/manlio-dinucci
https://www.globalresearch.ca/author/tommaso-di-francesco


| 3

Ed. Kappa Vu 2014.

Disclaimer: The contents of this article are of sole responsibility of the author(s). The Centre for Research on Globalization will
not be responsible for any inaccurate or incorrect statement in this article. The Centre of Research on Globalization grants
permission to cross-post Global Research articles on community internet sites as long the source and copyright are
acknowledged together with a hyperlink to the original Global Research article. For publication of Global Research articles in
print or other forms including commercial internet sites, contact: publications@globalresearch.ca
www.globalresearch.ca contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the
copyright owner. We are making such material available to our readers under the provisions of "fair use" in an effort to advance
a better understanding of political, economic and social issues. The material on this site is distributed without profit to those
who have expressed a prior interest in receiving it for research and educational purposes. If you wish to use copyrighted
material for purposes other than "fair use" you must request permission from the copyright owner.
For media inquiries: publications@globalresearch.ca

mailto:publications@globalresearch.ca
https://www.globalresearch.ca
mailto:publications@globalresearch.ca

