
| 1

Guerra de informação – o que será isso?

By Mahdi Darius Nazemroaya
Global Research, April 17, 2014

Governos e grandes corporações controlam, ou pelo menos tentam manipular, a opinião
pública e os processos do debate na comunidade através da comunicação midiática. Os
governos e as grandes corporações conduzem a guerra de informação através do uso de
comunicações de massas da mídia. Como em outros acontecimentos geopolíticos esse foi o
caso  com o  protesto  anti-governamental  na  Ucrânia,  seguido  do  golpe  de  estado  de
fevereiro  2014,  em Quieve.  Essa  guerra  de informação é  uma disputa  onde as  redes
internacionais de notícias, e os maiores jornais, agem como exércitos onde a mídia é usada
como arma maior, sendo que a linha de frente é o espaço interactivo conhecido como a
esfera pública.  Frequências de radio,  feeds de satélites,  social  mídia,  fazer uploads de
celulares, ou de telefones moveis, redes de comunicação, e a internet, tudo isso faz parte
dessa guerra.

Guerra de informação – o que será isso?

Diferentes tecnologias e modos de comunicação são usadas para dar força a certos temas
no  conflito.  O  tipo  de  linguagem,  as  palavras  selecionadas,  particulares  expressões,  e
imagens  específicas,  apresentações  multimidiática,  e  comunicação,  são  as  armas  dessa
guerra.

O objetivo dessa guerra é poder usar o discurso, ou seja as idéias e informação para
influenciar  populações  através  do  mundo  e  estabelecer  um  total  monopólio  do  fluxo
da informação, da percepção das audiências, e do processo discursivo formando o mundo
moderno. Aqui entra que nos seus fundamentos hoje em dia o poder e as relações estão
sendo realizados através da comunicação midiática.

As mensagens e as ideias para a comunicação de massas são construidas por aqueles que
controlam a mídia que irá então depois transmitir essas mensagens e idéias para construir
as percepções das audiências. Como o conhecimento da maioria das pessoas, na maior
parte das sociedades modernas, é formado pelos meios de comunicação de massas, a mídia
está sendo usada para levar as audiências a formarem certas opiniões, isso sendo então
porque as pessoas fazem suas decisões baseando-se nos seus conhecimentos. Isso  poderá
ser feito de maneira súbtil, ou através da contínua repetição das mensagens.

As mensagens sendo passadas as audiências das correntes principais da mídia, e das redes
de informação, são de uma maneira geral uma forma de ação porque a distribuição por
esses canais toma em consideração as reações das suas audiências antes que a informação
seja  propagada.  As  reações  que  consideram  incluem  tanto  reações  físicas  como
outros processos materiais. Isso também inclui considerações a respeito de potenciais ações
de  protestos  como  uma  reação  a  informação  sendo  distribuida,  assim  também
como  reações  de  considerações  econômicas,  como  retiradas  de  investimentos,
desvalorização  de  moedas  e  ou  movimentos  no  mercado.

https://www.globalresearch.ca/author/mahdi-darius-nazemroaya


| 2

Monopolizar  a  narrativa  sendo  apresentada  ao  público,  desacreditando  narrativas
alternativas ou rivais, sejam elas sanas ou falsas, é um aspecto importante da guerra de
informação. Se bem que esse tipo de guerra não seja novo, essa está se tornando cada vez
mais sofisticada e intensiva, tornando-se denominadamente então numa importante táctica
usada como instrumento de guerra não convencional, o que está se apresentando cada vez
mais como uma característica desse século.

O tipo de gerenciamento de informação que as maiores redes de notícias tentam criar,
sejam  essas  redes  particulares  ou  públicas,  é  o  que  cientistas  sociais  denominam
como senso comum, o qual inclue por definição suposições, as quais irão [de acordo com o
que a ciência do comportamente humano hoje acredita] dirigir as reações e ações das
audiências,  em direção  a  específicos  objetos  e  situações.  Esse  senso  comum que  querem
construir não se basearia então em fatos reais existindo no mundo real, mas seria formado
[artificialmente]  através  do que a  mídia  vem,  premeditadamente repetindo e  apresentado
como fatos reais e conhecimentos convencionais, quando não o são. A apresentação das
situações internacionais, através de mensagens profundamente politizadas comunicadas as
audiências, levaram a suposições e depois a atitudes baseadas no adquirido senso comum,
que acabou por acreditar que os muçulmanos xiitas e sunitas são inimigos inconciliáveis,
que Hugo Chavez foi um autocrata, ou de que existiria um abismo de profundo ódio entre
sérvios e croatas. Nenhuma dessas suposições se baseiam na realidade, mas foram aos
poucos sendo consolidadas como cânones, ou seja normas e regras a serem respeitadas. O
objetivo que aqui foi alcançado implica que falsas suposições foram tomadas por verdades
fundamentais,  as  quais  agora  dirigem então  a  compreensão de  muitos  segmentos  da
audiência internacional, quanto a questões globais fundamentais.

Ainda mais,  em muitos  casos  essas  mensagens,  as  quais  são comunicadas abaixo do
disfarce de uma neutral não política objetividade, impedem que grandes segmentos da sua
audiência  não  se  perguntem  quanto  aos  motivos  e  implicações  das  notícias  sendo
transmitidas.

Correntemente a Ucrânia é uma frente de guerra, assim como o são também a Síria e a
Venezuela,  nessa  global  guerra  de  informação  a  qual  se  reflete  através  das  batalhas  das
redes de notícias internacionais. O objetivo dessa guerra midiática é assegurar e gerenciar a
opinião pública, tanto nacional como internacional, por ex. em apoio ao golpe realizado em
Quieve e ao governo de transição resultante do mesmo.

Guerra Midiática Internacional: recuo da BBC World e CNN Internacional

Os Estados Unidos costumavam ter quase que o monopólio da disseminação da informação
na mídia internacional, mas isso foi mudando no decorrer dos anos de quando países como
a Rússia, Irã, China e Venezuela, respectivamente foram montando redes internacionais de
notícias como a Russia Today, RT- (Rússia Hoje), Press TV, Televisão Central Chinesa (CCTV)
e  a  panlatinoamericana  La  Nueva  Televisora  del  Sur  (teleSur)  –  para  desafiar  as  redes
midiáticas internacionais dos Estados Unidos e seus aliados. Tem-se então aqui agora que
essas novas redes midiáticas internacionais antiestabelecimento – se assim puderem ser
descritas – da Rússia, Irã, China, Venezuela, e de outros países, coletivamente começaram a
desafiar o ”status quo” da mídia internacional.

As  narrativas  predominantes  sendo  apresentadas  pelas  dominantes  redes  de  notícias
internacionais,  especialmente a em Atlanta baseada ”Cable News Network” (CNN) e a
britânica estatal British Broadcasting Corporation (BBC) que tinha quase que monopólio na



| 3

cena internacional, foram lentamente desgastadas. Usando as palavras do Presidente da
Rússia Vladimir Putin, do quando visitando os estúdios da RT em Moscou, em junho de 2013,
(  Moscow studios  of  RT  in  June  2013  )  a  tarefa  das  redes  de  notícias  internacionais
antiestabelecimento, como a RT, seria a de tentar quebrar o monopólio Anglo-Saxão nas
correntes globais de informação.

As mais novas redes internacionais de notícias, como a RT e a Press TV, tornaram-se tão
efetivas  em  desafiando  o  discurso  e  pontos  de  vista  sendo  propagados  pelas  principais
redes  de  notícias  como  a  CNN,  BBC,  Fox  News,  e  Sky  News,  que  personagens  oficiais
começaram a reconsiderar as suas estratégicas midiáticas e a examinar vias para desafiar e
invalidizar  as  redes  de  notícias  internacionais  desafiando  seu  controle  sobre  o  fluxo  da
informação. As medidas tomadas pelos Estados Unidos e seus aliados incluiram o bloqueio
da versão em inglês da Press TV, ( the blocking of the English-language Press TV  )  a versão
em lingua árabe da Al-Alam, e outras estações estatais do Irã na Europa e em outros
lugares.

O quase monopólio que os Estados Unidos e a Inglaterra gozavam na arena internacional foi
claramente  quebrado  de  quando  em  2011  muitos  tele-expectadores  começaram  a
diversificar  suas  fontes  de  informação.  Estações  como  a  CNN  e  BBC  foram  fortemente
desacreditadas de quando das suas coberturas da US-liderada guerra da OTAN contra a
Jamahriya Árabe da Líbia.

A de então sexagésimo-sétima secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, foi
forçada a publicamente explicar o importante papél da comunicação de massas que as
redes de notícias internacionais  tinham quanto ao sucesso, ou não, da política externa dos
Estados Unidos. Enquanto frente a um comité do Congresso, encarregado da gestão dos
negócios estrangeiro no Congresso dos Estados Unidos, em 2011, Clinton declarou que
Washington estava perdendo a guerra de informação na arena internacional. Ela disse ao
comité que estava testemunhando que os Estados Unidos tinham que retroceder ao estilo
midiático  das  transmissões  da  Guerra  Fria,  e  a  outros  métodos  de alcance,  enquanto
requerindo-se a  necessidade de aumento de fundos para as  operações midiáticas  dos
Estados Unidos  para que essas pudessem  deslanchar uma guerra de informação contra a
mídia  estrangeira  apresentando  mensagens  divergentes  das  dos  Estados  Unidos.  Ela
apontou para a RT, sem a denominar diretamente, descrevendo-a como o canal da lingua
inglesa dos russos, acrescentando que isso seria então muito instrutivo.

A  Secretária  Clinton lamentou-se  de que os  Estados  Unidos  e  a  estatal  BBC estavam
diminuindo suas operações midiáticas internacionais e que Washington precisava reverter
esse processo ”para conseguir anunciar a mensagem da América”. Entretanto, ela estava
errada quanto a diminuições de atividades midiáticas dos Estados Unidos e da BBC. O
problema não seria exatamente a falta de recursos. O número decrescente de audiências
sintonizando, ou não, em estações como a CNN Internacional ou BBC World, esse sim é o
real problema.

As declarações de Clinton estavam dando eco a Diretoria  de Transmissão de Rádio e
Televisão -(Broadcasting Board of Governors US federal Agency)-  uma agência federal dos
Estados Unidos,  a  qual  administra a Rádio Free Europa [Radio Europa Livre],  Voice of
America  -VOA   [Voz  da  América],  Alhurra   no  Iraque,  assim  como  todas  as  outras
transmissões internacionais administradas pelo estado nos Estados Unidos. Walter Isaacson,
presidente da Diretoria de Transmissão de Rádio e Televisão, acima mencionada, tinha
declarado alguns meses antes que os Estados Unidos estavam empreendendo uma guerra

http://rt.com/news/putin-rt-interview-full-577/
http://www.nytimes.com/2012/10/18/world/middleeast/iran-media-officials-castigate-europe-over-satellite-blackout.html?_r=0


| 4

de informação, e que a ”América não podia deixar que seus inimigos a deixassem por fora
na área da comunicação” ”- America cannot let itself be out communicated by its enemies.” 
Isaacson que é ex-diretor  presidente da CNN também pôs ênfases no fato de que ”a
distribuição de notícias, indo da direção ao público tinha de ser completada com uma nova
abordagem que usasse as redes sociais como catalizadores.” É muito importante manter
isso  em  mente  de  quando  considerando  as  interrelações  entre  protestos
antigovernamentais, as redes sociais, e as principais vertentes da mídia convencional.

Enquanto apresentando a declaração da Secretária Clinton em 2011 a respeito dos Estados
Unidos  estarem envolvidos  numa  guerra  global  de  informação,  a  cobertura  da  mídia
convencional nos Estados Unidos a respeito dessas declarações de Clinton foram selectivas
e distorcidas, para dar uma imagem inocente e amigável do governo dos Estados Unidos
trabalhando para se comunicar com o mundo exterior. Em vez de fazer qualquer reflexão a
respeito, ou uma substancial análise de que o que estava acontecendo em Capitol Hill era
um  debate  entre  os  representantes  oficiais  dos  Estados  Unidos  a  respeito  de  aguçar  a
propaganda dos mesmos no exterior,  assim como a dominância da informação a qual
deveria  então,  abaixo  dessas  condições,  ficar  disponível  para  o  público  internacional,  a
mídia dos Estados Unidos ou encobriu o conteúdo lógico das declarações da Secretária
Clinton ao Congresso, ou completamente omitiu todo o acontecido.

O Washington Post  (The Washington  Post  )   por  exemplo,  nem tentou fazer  qualquer
reportagem que analisasse o que Clinton e os senadores dos Estados Unidos estavam
discutindo.  Quando  o  Senador  Richard  Lugar,  um  conhecido  gavião  de  guerra  e
expansionista  militar,  disse  que  as  operações  da  Diretoria  de  Trasmissão  de  Rádio  e
Televisão  ”continuava  a  ser  uma  importante  força  diplomática  para  colocar  nossa
mensagem no mundo”, Joby Warrick, reporter do Washington Post, ganhador do prêmio
Pulitzer, nem mesmo elaborou, ou deu maiores detalhes que mostrassem que o que Lugar
estava falando a respeito, era que os Estados Unidos exerciam seu poder sobre outras
nações  através  de  usar  a  mídia  para  influenciar  esses  governos  através  de  um influxo de
informação, feita sob medida, para as populações desses países.

A passividade demonstrada pelas principais vertentes da mídia de quando da cobertura do
testemunho  de  Clinton  frente  ao  Congresso  é  de  maneira  geral  justificada  por  uma  falsa
objetividade. Isso é regra e norma quando se trata de questões importantes envolvendo
governos, corporações, empresas, indivíduos, ou entidades, que essas vertentes da mídia
não querem criticar, subverter, ou minar. Dizem então que os fatos estão simplesmente
sendo reportados sem distorção, parcialidade, ou interpretações subjetivas.

A  cobertura  do  evento  nas  principais  vertentes  da  mídia  nos  Estados  Unidos  seria
certamente  muito  diferente  se  fosse  o  caso  de  um  representante  oficial  russo
testemunhando frente a um comité do parlamento russo, a Duma, que falasse a respeito do
uso da mídia russa para influenciar países estrangeiros. Não se aplicam os mesmos padrões
quando tratando-se de entidades midiáticas rivais. Ao contrário, aqui tem-se de repente
reportagens assertivas e dogmáticas a respeito das notícias sendo apresentadas, além de
ataques diretos para subverter e minar as decisões, assim como as ações das entidades
midiáticas rivais. Tudo isso então sendo feito em nome do jornalismo investigativo e da
análise crítica.

A mídia ocidental ataca violentamente a iraniana, chinesa e russa pelo fracasso na Síria

Conquanto  aqui  já  se  tivesse  uma guerra  de  informação em andamento,  uma guerra

http://www.rferl.org/content/press_release_isaacson_newseum/2170998.html
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2011/03/02/AR2011030206898.html
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2011/03/02/AR2011030206898.html
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2011/03/02/AR2011030206898.html


| 5

midiática muito mais nítida e distinta surgiu em 2011. A guerra da OTAN contra a Líbia, (The
NATO war on Libya ) onde as redes de notícias internacionais fizeram um importante papél,
jogou  luz  alta  nisso  tudo.  As  novas  redes  de  notícias  anti-estabelecimento  tinham
amadurecido  o  suficiente  para  poder  desafiar  a  propaganda  dos  Estados  Unidos  e
providenciar interpretações alternativas que desafiavam a legitimidade das transmissões da
CNN e BBC, chegando mesmo a ferir a credibilidade dessas o que veio a diminuir assim as
suas audiências, tanto nacionais como internacionais. Entretanto, a Líbia foi só o começo do
processo, enquanto a Síria veio a mostrar claramente que um conflito aberto e intenso entre
as redes de notícias estava sendo lutado pelas suas versões em inglês, árabe e espanhol. A
efetividade  das  redes  midiáticas  anti-estabelecimento  em  desafiando  a  perspectiva  das
redes  como a  CNN,  BBC,  Fox  News,  e  Al  Jazeera  a  respeito  da  Síria,  demonstraram
claramente que os dias do estrangulamento do fluxo de informação, liderado pelos Estados
Unidos, já fazia parte do passado.

A mídia dos Estados Unidos, assim também como a britânica, começaram a criticar muito
abertamente  as  redes  midiáticas  internacionais  chinesas,  iranianas,  e  russas,  pelas
suas reportagens sobre a Síria desde o começo de 2012. A BBC afirmou, erradamente, como
um dos seus títulos ilustra, que ”Sómente a mídia chinesa e iraniana tinham apoiado o veto
na ONU a respeito da Síria” (Chinese, Iranian press alone back UN Syria veto )  em 6 de
fevereiro de 2012, enquanto Robert Mackey do New York Times era da opinião, como o
título do seu texto ilustrava, que  ”A crise na Síria mostra-se muito diferente em canais de
satélites  pertencendo  a  Rússia  e  ao  Irã”  (Crisis  in  Syria  Looks  Very  Different  on  Satellite
Channels Owned by Russia and Iran ) isso sendo uns dias mais tarde, em 10 de fevereiro de
2012. Atacando violentamente as perspectivas da mídia chinesa, iraniana e russa, a mídia
dos Estados Unidos, e a britânica, omitiram os segmentos da mídia africana, árabe, asiática,
européia e latinoamericana que compartilhavam o mesmo ponto de vista que a iraniana,
chinesa e russa em países como a Algéria, Argentina, Belio-Rússia, Bolívia, Brasil, Cuba,
Equador,  El  Salvador,  Índia,  Iraque,  Líbano,  Namíbia,  Sérbia,  África  do  Sul,  Ucrânia  e
Venezuela. Enquanto tentando deliberadamente minar e diminuir o apoio que a Síria gozava
vindo de um segmento da comunidade internacional de quando falando as suas audiências,
a mídia dos Estados Unidos, e a britânica, não só trairam seus senhores, como também
mostraram a frustração das agendas políticas dos que controlavam seus discursos e ações.

A  guerra  midiática  reflete  as  rivalidades  entre  atores  poderosos  no  mundo  real.  Portanto,
não deveria vir como uma surpresa que tenha sido no mesmo tempo em que Hillary Clinton
tinha começado a publicamente exibir a frustração dos Estados Unidos contra a mídia russa
e chinesa que ela tenha começado a instruir seus companheiros de diversos ministérios do
exterior, ou seja os ministros do exterior de outros países os quais estavam reunidos na
conferência internacional de apoio a mudança de regime e operações militares contra a
Síria, dizendo a esses que os russos e chineses teriam que ”pagar um preço”  ( pay a
price  )  por  se  oporem  as  idéias  dos  Estados  Unidos  quanto  ao  significado  do  conceito
”progresso”.

Vale a pena rever a declaração de Clinton feita em julho de 2012 ( July 2012)  de quando ela
disse que: ”Eu não penso que a Rússia e a China acreditem que teriam que pagar um preço
– qualquer que fosse – por estarem apoiando o regime de Assad. O único caminho para
mudar isso seria que cada país aqui representado [na conferência] direta e sem demora
fizesse claro que a Rússia e a China irão pagar por isso, porque estão a impedir o progresso
– o estão bloqueando – e isso já se tornou intolerável!” (no longer  tolerable).  A definição de
progresso  na  Síria,  para  Clinton,  e  isso  tem  que  ser  mencionado,  significa  mudança  de

http://www.globalresearch.ca/journalism-as-a-weapon-of-war-in-libya/25441
http://www.globalresearch.ca/journalism-as-a-weapon-of-war-in-libya/25441
http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-16909458
http://thelede.blogs.nytimes.com/2012/02/10/crisis-in-syria-looks-very-different-on-satellite-channels-owned-by-russia-and-iran/?_php=true&_type=blogs&_r=0
http://thelede.blogs.nytimes.com/2012/02/10/crisis-in-syria-looks-very-different-on-satellite-channels-owned-by-russia-and-iran/?_php=true&_type=blogs&_r=0
http://www.theguardian.com/world/2012/jul/06/syria-crisis-clinton-china-russia
http://www.theguardian.com/world/2012/jul/06/syria-crisis-clinton-china-russia
http://iipdigital.usembassy.gov/st/english/article/2012/07/201207068578.html#axzz2viBBw2dU
http://iipdigital.usembassy.gov/st/english/article/2012/07/201207068578.html#axzz2viBBw2dU


| 6

regime em Damasco assim como uma campanha de bombardeamento militar contra os
sírios. Ela estava exprimindo a raiva de Washington, porque ela fez essa declaração depois
de Moscou e Pequin terem recusado a deixar que os Estados Unidos, a Inglaterra, e a França
conseguissem que o Conselho de Segurança da ONU autorizasse uma guerra contra a Síria.

Depois de Washington ter demonstrado a sua fúria contra a Rússia por essa ter impedido
uma mudança de regime na Síria, os Estados Unidos começaram a sériamente examinar
caminhos  pelos  quais  esses  pudessem aplicar  sanções  contra  os  russos,  assim como
métodos para fazer as redes midiáticas internacionais russas de alvos na guerra midiática
sendo empreendida, por eles. Essas considerações estão agora se materializando, ou sendo
activadas, com a crise na Ucrânia. Os apelos para sanções contra a Rússia, entretanto, não
seriam simplesmente o resultado da crise na Ucrânia; elas fazem parte de uma inclinação
que  Washington  já  vinha  alimentando,  assim  também  como  até  mesmo  por
deliberações que oficiais  americanos estavam fazendo de como ”minar o mega acordo do
negócio petróleo-por-mercadorias” ( to undermine the mega oil-for-goods trade deal )  que
os russos e iranianos tinham negociado.

Como a mídia ocidental está enquadrando os atores na crise ucraniana

As principais vertentes da mídia seleciona quais serão as narrativas, e as mensagens, que
irão entrar em circuito e dominar as conversas. Algumas vozes são permitidas a só serem
ouvidas  rápidamente,  outras  são  excluidas,  ou  completamente  ignoradas  na  conversa,
enquanto circunstâncias que poderiam desafiar o que as principais correntes estão tentando
por como um ramo, dentro do qual  as coisas deveriam ser compreendidas pelas suas
audiências,  são  em  muitos  casos  deixadas  por  fora  da  conversa,  ou  trivializadas
e desacreditadas.

Uma narrativa manipulada apoiando uma expansão União Européia-OTAN na Ucrânia está
sendo construida através de uma realidade distorcida e falsa que então apresentam como
sana e refletindo o que aconteceu em Quieve. O uso das sequências do vocabulário, ou as
palavras que se relatam umas as outras, determinam o tempo do discurso a respeito dos
protestos antigovernamentais,  o que apresenta-se como muito ilustrativo.  O Presidente
Viktor Yanukovych é constantemente apresentado como corrupto, como mostra o sempre
presente e constante focus da mídia em sua riqueza e na sua mansão ( the constant media
focus on his wealth and mansion present ) isso além de sempre sublinhar que ele é pro-
Rússia.  Entretanto,  os  que  estão  protestando  são  apresentados  como  ativistas  e
democratas, sem que se aprofundem no passado dos líderes dessa oposição. [..que como
sabemos pode até dar medo a qualquer um.]

As palavras e as frases indicam, ou para por isso francamente,  desvendam a posição
política das redes midiáticas.

As descrições e as mensagens são formuladas em bases de julgamento que transportam as
posições das supostamente objetivas fontes midiáticas. Esse massivo transporte está se
tornando  cada  vez  mais  numa  imposição  psicológica.  As  apresentadas
perspectivas, valores, e posições relacionadas a uma realidade distorcida são gradualmente
aceitas pelas audiências, uma vez que essas estão sendo continuamente bombardeadas
pelos  mesmos  pontos  de  vista  e  falsas  narrativas  a  respeito  dos  protestos
antigovernamentais  na  Ucrânia.

A narrativa apresentando os ramos para o discurso, e as conversas, é que um regime

http://www.reuters.com/article/2014/01/10/us-iran-russia-oil-idUSBREA090DK20140110
http://www.washingtonpost.com/blogs/worldviews/wp/2014/03/12/what-did-yanukovych-take-with-him-as-he-fled-his-mansion-paintings-guns-and-a-small-dog-according-to-new-video/
http://www.washingtonpost.com/blogs/worldviews/wp/2014/03/12/what-did-yanukovych-take-with-him-as-he-fled-his-mansion-paintings-guns-and-a-small-dog-according-to-new-video/


| 7

corrupto, e pro-Rússia, tinha sido derrubado por uma revolução democrática [observe-se
aqui então a contradição entre os termos do conceito]. Isso não tem nada a ver com o que
realmente aconteceu. As mesmas fontes midiáticas apresentando Yanukovych como um
autocrata corrupto, assim como uma pessoa de grande avidez, não sucedem em mencionar
que pessoas da oposição, que eles apresentam tão favoravelmente, também podem ser
milionários ou mesmo bilionários, tendo mansões, objetos de arte impagáveis, piscinas,
coleções  de  carros,  e  muito  vastas  riquezas,  quase  que difíceis  de  se  conceber.  Elas
também não sucedem em ao menos mencionar que principais líderes da oposição já tinham
estado no poder, o qual perderam por má gestão e corrupção. Nem tão pouco sucederam
em mencionar que os que agora tomaram o poder, isso eles o tinham feito através de um
golpe de estado, o que por definição é ilegal e não aceitável. Quanto a Yanukovich ser pro-
Rússia,  qualquer  fonte  que  mencione  isso  ou  estará  mentindo  ou  é  completamente
ignorante a respeito da política ucraniana; o partido de Yanukovych, o Partido das Regiões,
dirige-se mais, mas não sómente aos russos étnicos, ou que usem a lingua russa na Ucrânia,
 (os quais realmente preferem a Rússia aos Estados Unidos),  mas o seu partido não é de
maneira alguma pró-Rússia, e esteve até mesmo adiantando uma cooperação com a OTAN
tendo também desapontado seus constituintes por ter levado a Ucrânia para mais perto da
união Européia, em vez de para mais perto da Rússia, depois das últimas eleições.

A vilificante linguagem sendo usada contra a Rússia e Vladimir Putin nessas reportagens é
muito reveladora também. Ela revela as convicções e atitudes que esses ramos da mídia
desejam projetar a respeito da Federação Russa e seu representante, Vladimir Putin. O
Presidente  Vladimir  Putin  está  sendo  apresentado  como  um  autocrata  e  um  brutal
militarista. O passado dele como ex-KGB oficial é frequentemente referido com o objetivo de
o demonizar, enquanto o passado de ex-CIA oficial de George H. W. Bush, quase nunca se
mencionava,  e  se  isso  o  fizessem  isso  seria  feito  de  maneira  passiva,  ou  positiva.  A
linguagem negativa que reservaram para o presidente Vladimir Putin, de quando falando
sobre uma suposta invasão da Criméia, nunca foi usada por redes como a CNN ou a BBC
para descrever qualquer que fosse presidente dos Estados Unidos ou altos representantes
britânicos, envolvidos nas reais e de-facto invasões, e guerras [ilegais] contra o Afeganistão,
Iraque ou Líbia.

Essas atitudes de quando enquadrando a apresentação da Rússia e do presidente Vladimir
Putin  baseiam-se  em  posições  hostís  quanto  a  Rússia  como  um  rival  econômico  e
geopolítico. Essa hostilidade está estruturalmente enquadrada nas estruturas do poder que
controlam a comunicação de massas da mídia nos Estados Unidos e na União Européia. Os
jornalistas,  assim  como  outros  empregados  do  sector  midiático,  consciente  ou
inconscientemente trabalham circundando os contornos subentendidos e, ou sabendo disso
ou  não,  servem o  objetivo  de  vilificar  a  Rússia,  fazendo-a  ser  vista  como ”o  outro”,  a  ser
vista como adversária, ou pertencendo a estruturas alheias, e não como próxima e amiga.

A mídia ocidental fez a RT e a mídia russa de alvo para poder controlar as narrativas sobre a
Ucrânia.

Durante  o  começo  das  crises  na  Líbia  e  na  Síria  os  Estados  Unidos  e  seus  aliados
se negaram a admitir que estivessem apoiando militantes com pontos de vista desviantes e
intolerantes,  que muitos viam como ou da Al  Qaeda,  ou de forças afiliadas a essa.  Com o
tempo os Estados Unidos e seus aliados foram gradativamente obrigados a admitir que
essas  forças  intolerantes  e  desviantes  estavam ativas  sim,  na  Líbia  e  na  Síria.  Esse
reconhecimento feito pelos Estados Unidos e seus aliados foi resultado da campanha de
informação realizada com sucesso pelas redes midiáticas dos aliados da Síria como o Irã, a



| 8

China e a Rússia. A rede Al Jazeera, baseada em Qatar,  com sua dominante posição no
mundo árabe, saiu até chamuscada de quando canais como a Rusiya Al-Yaum, Al Manar, e
Al-Mayadeen desafiaram a sua cobertura dos acontecimentos na Síria.

Foi o mesmo com o caso da Ucrânia, de quando os Estados Unidos e seus aliados tentaram
negar envolvimentos ultranacionalistas no país e enquadrar a história de maneira a fazê-la
beneficial  para  os  interesses  ocidentais  na  Ucrânia.  Entretando,  a  mídia  russa  esteve,  ao
que  tudo  indica,  enfiando  espinhos  a  torturá-los,  de  quando  então  desafiando  as
falsas  representações  da  realidade,  feita  pela  mídia  ocidental.  Dessa  maneira  uma
campanha foi iniciada pelos Estados Unidos, e seus aliados, contra a mídia russa. Isso foi
feito  da  mesma  maneira  de  quando  expressaram  sua  frustação  contra  as  redes
internacionais  russas  pela  sua  cobertura  na  Síria.  O  objetivo  das  principais  vertentes
midiáticas dos Estados Unidos e da União Européia é agora o de apresentar as vertentes
principais  da mídia russa como não objetivas e confiáveis;  foi  por  isso que Claire Bigg,  da
pelos Estados Unidos gerenciada RFE, fez a reportagem de um artigo em dezembro de
2013, ( RFE’s Claire Bigg reported in a December 2013  ) dizendo, de quando da abertura do
programa, que os ”canais de televisão gestados pelo estado na Rússia não eram conhecidos
pela  sua  imparcialidade”,  tentando  depois  apresentar,  de  maneira  conspiratória,  uma
imagem da mídia russa onde essas até iriam dizer que o mau tempo na Ucrânia estaria
ligado  aos  protestos  no  país,  isso  o  fazendo  através  de  tirar  as  palavras  de  um
meteorologista russo, para fora de seu contexto.

A campanha contra a mídia russa aponta particularmente para os segmentos internacionais
da mídia russa em inglês, denominadamente então a RT America e a RT Internacional, que
desafiaram as narrativas que Washington e Bruxelas queriam vender para a opinião pública
a respeito do golpe de estado na Ucrânia.  Comentários de dois empregados da RT,  a
respeito da questão da autonomia na Criméia, foram usados para ataques contra a RT
America e a RT Internacional. Nesse último caso vale a pena notar que quando parecia que
poderia haver uma possibilidade de que o golpe contra o governo ucraniano pudesse falhar
(especulativamente falando, porque talvez tivessem esperado que o golpe se daria em 20
de fevereiro, depois de atiradores livre, com armas de fogo, terem matado demonstrantes),
a mídia Atlanticista começou a publicar reportagens de como a parte ocidental da Ucrânia
poderia seccionar-se, e isso então sem dar maiores sinais de preocupação, quanto a isso.

O ”The Guardian” apresentou o seguinte quanto a situação, em 21 de fevereiro de 2014-
(February 21, 2014 ). ”Conquanto os protestos continuem nas ruas centrais de Quieve, as
cidades no oeste  da Ucrânia  estão inclinadas a  uma autonomia,  com novos governos
paralelos, e forças de segurança que abertamente admitiram que tinham se juntado aos
protestos.” Apesar de que seja importante notar que essa reportagem não mencionava o
papél  das  milícias  ultranacionalistas  em tomar  as  cidades  do  oeste,  e  intimidar  seus
políticos, o ponto a ser observado aqui é que o movimento da Criméia,  [com grande etnia
russa, no sul do país],  para uma independência, foi tratado pela mídia Atlanticista de uma
maneira completamente diferente. As principais vertentes da mídia dos Estados Unidos e da
União Européia, que não tinham apresentado nenhum problema quanto a uma autonomia
para o  oeste da Ucrânia,  agora apresentavam outros  padrões quanto a  Criméia,  e  se
opunham a isso. Essa mesma mídia ignorava, ou diminuia, a capacidade do povo da Criméia
de movimentar-se para sua própria independência,  apresentando tudo o que acontecia
como uma decisão tomada pelo Kremlin.

A RT foi atacada, súbtil ou abertamente, pelas principais vertentes da mídia dos Estados
Unidos, e da União Européia, como um braço de propaganda do Kremlin, dizendo que a RT

http://www.rferl.org/content/ukraine-euromaidan-russian-media/25194912.html
http://www.theguardian.com/world/2014/feb/21/ukraine-western-pro-european-cities-lviv


| 9

se recusava a apresentar ”honestamente” a ”invasão” da Criméia pela Rússia, da mesma
maneira como a BBC, CNN, Fox News, Sky News e France 24. [aspas acrescentadas]. No
entanto, é a CNN, assim também como muitas das outras redes de notícias dos Estados
Unidos, entre outros, que têm uma muito bem conhecida história de distorcer e falsificar os
fatos. Essas redes estão agora, sem parar, demonizando a população pró-Rússia na Criméia.
Numa reportagem do ”The Telegraph”, em 21 de março de 2014 ( The Telegraph in a March
11, 2014 ) feita por Patrick Reevell e David Blair, foi tão longe quanto a dizer que na votação
para  uma  República  Autônoma da  Criméia,  só  se  apresentavam duas  opções  para  a
população: juntar-se a Rússia agora, ou depois. Elastificando a sua interpretação da questão
da votação, o jornal britânico dizia que o referendo iria perguntar ao povo da Criméia se eles
queriam juntar-se a Federação Russa diretamente. ou por vias parlamentares. Isso em vez
de dizer diretamente que o referendo ia perguntar ao povo da Criméia se queriam juntar-se
a Rússia, ou permanecer parte da Ucrânia, abaixo da Constituição da Criméia de 1994, o
que   permitiria  a  possibilidade  para  uma  votação  parlamentar  quanto  a  uma  futura
[re]integração com a Rússia. O jornal britânico tinha feito uso de uma linguagem contorcida
como meio de desacreditar o referendo.

Um outro exemplo de demonizar através de reportagens da mídia apresenta-se com um
artigo escrito  por  Nick  Paton Walsh,  Laura Smith-Spark,  e  Ben Brumfield –  da CNN –  onde
logo perto do começo eles declaravam, ”Se você vier por trem espere ser escrutinado pelas
milícias  dos  pró-russos.  Se  você  quiser  demonstrar  apoiando  o  interím  governo,  pró-
ocidente, colocado no poder na Ucrânia, espere ser aproximado por insistentes indivíduos
pró-russos.” Nessa narrativa o povo que estaria sendo reprimido seria o mesmo que apoiava
o não constitucional, pós-golpe governo em Quieve, enquanto as pessoas pró-Rússia são
aqui convenientemente apresentadas como agressivas. Essa narrativa não só pinta a Rússia
e os na Criméia que desejam juntar-se a ela negativamente, como também ignora o golpe
de estado realizado em Quieve,  além  do fato de que o escrutínio nas fronteiras são
destinados a impedir que agentes armados ou ultranacionalistas venham a destabilizar a
Criméia.

Tanto os meios de comunicação visual como verbal foram usados para desacreditar a RT.
Por ex. a BBC declarava que a RT estava apresentando o leste e o sul da Ucrânia (regiões
com uma grande maioria de etnicidade russa) como se fizessem parte da Rússia em suas
reportagens. Isso a BBC o estava fazendo com bases num mapa que tinha sido tirado do seu
contexto.  Other  claims  showed  a  map  of  Crimea  out  of  context.     Outras  afirmações
também mostram o mapa da Criméia fora de seu contexto original dizendo que a RT a tinha
reconhecido  como  parte  da  Rússia.  O  indivíduo,  ou  indivíduos  que  se  decidiram  por
reproduzir as imagens da RT fora de seu contexto original são sem sombras de dúvidas
desonestos  e  sem  princípios.  Eles  intencionalmente  falsificaram  o  sentido  das  imagens  e
gráficos  apresentando-as  fora  da  sua  realidade  original.   Eles  também  omitiram  o  fato
de  que  os  mapas  faziam  parte  de  uma  reportagem  que  mostrava  divisões  demográficas
internas da geografia da Ucrânia e/ou diversas possibilidades que o povo da Criméia tinha a
sua frente.

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/ukraine/10691386/Join-Russia-now-or-later-asks-Crimea-ballot-paper.html
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/ukraine/10691386/Join-Russia-now-or-later-asks-Crimea-ballot-paper.html
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/ukraine/10691386/Join-Russia-now-or-later-asks-Crimea-ballot-paper.html
http://www.businessinsider.com/rt-map-with-crimea-as-part-of-russia-2014-3


| 10

 

A  BBC  tem  uma  história  de  falsamente  apresentar  filmes  e  imagens.  A  BBC  foi  pega  em
flagrante  com  diversos  tipos  de  fabricações  muitas  vezes,  enquanto  nunca  houve  algum
caso da RT fazendo o mesmo. Monges tibetanos, abaixo de pancadas, dadas pelas forças de
segurança da Índia, foram apresentados pela BBC como tibetanos sendo reprimidos pelo
governo da China, em 2008. Um outro caso foi o de quando num comício de massas na
Índia,  onde  essas  esvaiavam  suas  bandeiras  ondulantes,  imagens  as  quais  foram
apresentadas pela BBC como massas na Líbia  celebrando a derrubada do governo da
mesma, em 2011.

Mais  recentemente  a  BBC  foi  até  pega  em flagrante  de  novo  quando  usando  uma  só  e  a
mesma gravação com diversas coberturas de diversas situações apresentando-as como se
fossem ao vivo na Síria,  em 2013.  O ex-diplomata britânico Craig  Murray merece ser
quotado quanto a essa fabricação da BBC quanto a Síria: ( Craig Murray is worth quoting
about  the  BBC’s  Syria  fabrication�  ”O  que  é  disturbante  é  que  a  sequência  filmada  da
médica falando é exatamente a mesma o tempo todo. Essa foi editada de maneira a dar a
impressão de que a médica estava falando em tempo real com sua própria voz – lá não
havia nenhuma dos reconhecidos instrumentos usados para indicar que se tratava de uma
transladação  da  sua  voz.  Mas  tem  que  ser  verdade,  que  em  pelo  menos  uma,  ou
possivelmente duas das vezes, nos cortes feitos, ela não estaria falando em tempo real com
sua própria voz.”

O que simples perguntas da mídia ocidental demonstram

O papél dos jornalistas na confrontação também não podem ser diminuidos. Por ex. numa
reportagem  da  BuzzFeed,  Rosie  Gray  apresentou  para  a  diretora  da  RT  Margarita
Simonyan,  as seguintes questões:  (  BuzzFeed reporter  Rosie Gray presented Margarita
Simonyan, )

1) Você tem regularmente reuniões no Kremlin ou com representantes oficiais do governo
russo? Você pode descrevê-los,  se isso for o caso? Quanta influência direta tem o Kremlin
sobre o que a RT apresenta?

2) Porque é o seu escritório, como me disse um empregado, seria localizado num outro
andar do que o da redação?

http://www.craigmurray.org.uk/archives/2013/10/fake-bbc-video/
http://www.craigmurray.org.uk/archives/2013/10/fake-bbc-video/


| 11

3)  Foi  Anastasia  Churkina  empregada  por  causa  de  ser  filha  de  quem  é?  Porque  foi  ela
autorizada  a  entrevistar  seu  próprio  pai,  frente  as  câmaras?

4) Me disseram também que a RT árabe é administrada pelo/a responsável das traduções
do Presidente Putin – seria essa a razão pela qual o posto foi ocupado como o foi?

É difícil dizer se essas questões seriam sérias, ou se deveriam ser vistas como insultos.
Nenhum reporter nos Estados Unidos teria se atrevido a perguntar como foi  que Mika
Brzezinski teve seu posto na MSNBC, e seu pai teria qualquer coisa a ver com esse seu
emprego. Se questões desse tipo forem feitas, isso o será feito de maneira muito mais
súbtil. Entretanto, a mídia dos Estados Unidos, e seus jornalistas, não aplicam os mesmos
padrões quando tratando com russos, ou membros de outras sociedades.

Independente da seriedade, ou não, dessas questões essas são erradas, ou destinadas a
exigirem uma específica resposta por parte do respondente. Em primeiro lugar, as questões
são dirigidas, e isso porque são destinadas a dirigir a resposta numa certa direção, aqui no
caso para embaraçar ou desacreditar a RT como rede de notícias. Em segundo lugar, as
questões  não  são  neutras,  são  carregadas  de  suposições  predestinadas  a  limitar  as
possibilidades da resposta., de modo a servir a agenda do entrevistador/a. Um exemplo
modelo de uma tal pergunta seria: ”Você já parou de bater nos seus filhos?” A premissa da
pergunta  como  tal  seria  aqui  no  exemplo  baseada  completamente  numa  suposição
incorreta. Na maioria dos casos não importaria o que os respondentes dissessem, esses
estariam já numa situação embaraçosa e ofereceriam a pergunta uma certa legitimidade
simplesmente por tentar respondê-la de uma ou de outra maneira.

Em resposta, Margarita Simonyan simplesmente ridicularizou as não-neutrais e equívocas
perguntas a ela apresentadas. [1]

Os perigosos abusos da comunicação midiática na Idade da Informação

As discórdias entre os Estados Unidos e a Rússia irão se petrificando enquanto a situação na
Ucrânia  continuar  a  ferver  lentamente.  As  ramificações  dessa  crise  serão  sentidas
globalmente indo da Síria, da Península da Coréia e da ONU até a mesa de negociações
entre Tehran e os P5+1, a respeito do programa nuclear em questão.

No  final,  o  deslanchar  de  uma  guerra  de  informação  entre  os  Estados  Unidos  e  a  Rússia
poderá  aparecer  aproriada  nessa  juncção  da  história  denominada  como  a  Idade  da
Informação. O controle e a manipulação da informação pela comunicação de massas feita
pela  mídia  impede  aos  indivíduos  de  ficarem  autenticamente  conscientes  a  respeito  do
mundo a sua volta, assim como das relações sociais que encontram-se por detrás das
estruturas de suas vidas quotidianas e do seu poder de poder determinar as decisões que
serão tomadas ou não. O poder da mídia quanto a poder socializar os indivíduos e de formar
a cultura popular está sendo abusado.

A guerra de informação não é só empreendida entre poderes e blocos econômicos rivais. O
controle e a manipulação da informação é usada internamente por governos e corporações
contra os escalões da sociedade que se encontrem em posições de desvantagem. Isso
atomiza também a informação que poderá então ser usada como um meio de criar um
sistema cego,  e  fechado,  que ignora as  realidades sociais,  os  privilégios  e  a  desigual
destribuição de meios e poder da mesma.



| 12

Mesmo os que estão por detrás das falsas narrativas e fabricações podem ser pegos como
reféns de uma não autêntica e desumanizante perspectiva do mundo. Os propagandistas
podem tornar-se reféns do que suas próprias mãos semearam. O discurso a respeito do
poder do Pentágono faz com que os dirigentes políticos nos Estados Unidos possam pensar
que uma confrontação entre os Estados Unidos e a Rússia, ou a China, trariam pequenas
consequências para eles e não implicaria a possibilidade de uma guerra nuclear. A Rússia e
a  China  poderiam formam uma formidável  aliança,  com um mortal  arsenal  de  armas
nucleares além de vastos e importantes recursos militares. Um confronto entre os Estados
Unidos com a Rússia ou a China poderia ter consquências apocalípticas para a vida nesse
planeta.

Se a informação não for usada de maneira apropriada nessa Idade da Informação nós
iremos retornar a Idade da Pedra, como Einstein realmente nos precaveu.

 Mahdi Darius Nazemroaya

 

Artigo em inglês:  Controlling the Lens: The Media War Being Fought Over Ukraine Between
the Western Bloc and Russia, 27 de Março de 2014

Traduzido por Anna Malm 

 

The original source of this article is Global Research
Copyright © Mahdi Darius Nazemroaya, Global Research, 2014

Comment on Global Research Articles on our Facebook page

Become a Member of Global Research

Articles by: Mahdi Darius
Nazemroaya About the author:

An award-winning author and geopolitical analyst,
Mahdi Darius Nazemroaya is the author of The
Globalization of NATO (Clarity Press) and a
forthcoming book The War on Libya and the Re-
Colonization of Africa. He has also contributed to
several other books ranging from cultural critique to
international relations. He is a Sociologist and
Research Associate at the Centre for Research on
Globalization (CRG), a contributor at the Strategic
Culture Foundation (SCF), Moscow, and a member of
the Scientific Committee of Geopolitica, Italy.

http://www.globalresearch.ca/controlling-the-lens-the-media-war-being-fought-over-ukraine-between-the-western-bloc-and-russia/5373364
http://www.globalresearch.ca/controlling-the-lens-the-media-war-being-fought-over-ukraine-between-the-western-bloc-and-russia/5373364
http://artigospoliticos.wordpress.com
https://www.globalresearch.ca/author/mahdi-darius-nazemroaya
https://www.facebook.com/GlobalResearchCRG
https://store.globalresearch.ca/member/
https://www.globalresearch.ca/author/mahdi-darius-nazemroaya
https://www.globalresearch.ca/author/mahdi-darius-nazemroaya


| 13

Disclaimer: The contents of this article are of sole responsibility of the author(s). The Centre for Research on Globalization will
not be responsible for any inaccurate or incorrect statement in this article. The Centre of Research on Globalization grants
permission to cross-post Global Research articles on community internet sites as long the source and copyright are
acknowledged together with a hyperlink to the original Global Research article. For publication of Global Research articles in
print or other forms including commercial internet sites, contact: publications@globalresearch.ca
www.globalresearch.ca contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the
copyright owner. We are making such material available to our readers under the provisions of "fair use" in an effort to advance
a better understanding of political, economic and social issues. The material on this site is distributed without profit to those
who have expressed a prior interest in receiving it for research and educational purposes. If you wish to use copyrighted
material for purposes other than "fair use" you must request permission from the copyright owner.
For media inquiries: publications@globalresearch.ca

mailto:publications@globalresearch.ca
https://www.globalresearch.ca
mailto:publications@globalresearch.ca

